top of page
Buscar

Do Megafone ao Clique Uma Viagem Divertida pela História do Marketing - Capítulo 3

  • Foto do escritor: Paulo Roberto Antunes
    Paulo Roberto Antunes
  • 14 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura


Seja bem-vindo ao Capítulo 3! Prepare-se para mergulhar nos "Anos Loucos" e descobrir como a publicidade em massa começou a tomar forma. É hora de conhecer os slogans pegajosos, as campanhas ousadas e as mudanças que ocorreram no mundo do marketing.


Os "Anos Loucos" referem-se à década de 1920, uma época de mudanças sociais e econômicas significativas. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, as pessoas estavam ansiosas por uma nova era de prosperidade e diversão. E a publicidade estava pronta para abraçar esse espírito vibrante.

Os anúncios impressos ganharam ainda mais destaque. As revistas estavam em alta, e as marcas competiam para ter suas propagandas nas páginas mais cobiçadas. Os anúncios eram coloridos, chamativos e repletos de imagens sedutoras. Eles queriam capturar a atenção das pessoas e convencê-las de que a vida seria muito melhor com s produtos.


Os slogans se tornaram verdadeiras obras de arte. "Use nosso perfume e conquiste o mundo!" ou "Compre nossos carros e sinta a liberdade!". Eles transmitiam uma sensação de glamour e escapismo, transportando as pessoas para um mundo de sonhos e desejos.




Uma das grandes inovações dessa época foi o surgimento do rádio. Pela primeira vez, as marcas podiam alcançar um público em massa através de anúncios sonoros. Jingles pegajosos invadiam os lares, promovendo desde refrigerantes até produtos de limpeza. Você já imaginou um jingle que dizia: "Nossos biscoitos são tão gostosos que vão fazer você dançar na cozinha!"?



Além disso, os filmes começaram a apresentar propagandas antes das sessões. Esses comerciais cinematográficos mostravam as maravilhas da modernidade, incentivando as pessoas a adotarem novas tecnologias e estilos de vida. Era como se dissessem: "Compre nossos eletrodomésticos e torne sua casa uma maravilha futurista!"


No entanto, nem tudo era apenas glamour e entretenimento. A publicidade também começou a abordar questões sociais importantes, como a luta pelos direitos das mulheres e a conscientização sobre a saúde. As marcas aproveitavam para se posicionar e transmitir mensagens de progresso e igualdade.


Apesar de todas as inovações, ainda existiam desafios. As pessoas estavam cada vez mais expostas a um bombardeio de anúncios, o que tornava difícil para as marcas se destacarem. Foi nesse cenário que surgiu a necessidade de criar campanhas únicas e memoráveis.


No próximo capítulo, veremos como a chegada da rádio e da televisão mudou completamente o jogo do marketing. Prepare-se para uma nova era de entretenimento publicitário, repleta de comerciais cativantes e personagens icônicos. Até lá, aproveite para refletir sobre como os "Anos Loucos" nos ensinaram a arte de vender sonhos!


Espero que você tenha apreciado essa breve viagem ao passado! Lembre-se que esta viagem vai continuar nos próximos capítulos, assim não se esqueça de seguir nosso site e no Instagram para ser notificado sobre todas as publicações.


Grande Abraço.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Instagram
  • Facebook page
  • Youtube
  • Pinterest

Registre-se no nosso site

Obrigado(a)!

bottom of page